Maria Inês Rocha Plácido nasceu em 29/03/1949 na cidade de Rio Grande – RS. Conhecida pela maioria das pessoas como Dona Marinês. Suas filhas a chamavam carinhosamente de Maricota.
Aos 8 anos de idade D. Maria Inês perdeu sua mãe, e junto de sua irmã mais nova teve que morar num Educandário. Ela sempre contava às suas filhas e netos que das janelas deste Educandário, avistava com frequência alguns meninos que brincavam numa chácara ao lado, e o que não imaginava é que um destes meninos seria seu futuro esposo, o Sr. José.
Após sair do Educandário foi acolhida por um tio e sua esposa, onde viveu até conhecer o Seu José, com quem se casou e teve 3 filhas, Gabrielle, Geanne e Geovana. É a avó de Davi, Maria Eduarda, Caio, Gabriel e Júlia. Ela viveu a vida pela família e por eles movia montanhas para que todos sempre estivessem bem. Tinha o dom de amar incondicionalmente cada um dos seus filhos, netos e marido. Sua dedicação à família foi exemplo para todos que a cercavam. Lutou para que as filhas estudassem muito, e sempre dizia que a maior herança que poderia deixar para elas era o estudo. Amava fazer arte, estava sempre envolvida com seus artesanatos, sempre procurava fazer alguma coisa nova que descobria no Youtube. Dona Maria Inês foi um exemplo de força e superação, e mesmo acometida pelo Parkinson, sempre buscava estar ativa e fazer suas atividades. Nunca se entregou. Hoje e para sempre, é lembrada com muito carinho por seus familiares. Seu legado de amor, dedicação, renúncia e cuidado marcou a vida de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela durante sua jornada na Terra.